Vando Oliveira, músico brasileiro nascido do samba

Vando Oliveira, nascido em meio ao universo do samba brasileiro

Vando Oliveira, músico brasileiro, nascido em meio ao universo do samba. Seja como for, no ambiente mais seleto e famoso do Brasil, o núcleo de samba do Rio de Janeiro!

Notadamente o epicentro da efervescência desta vertente musical que têm figuras conhecidas como, por exemplo, Ivone Lara, Cartola, Monarco, entre tantos outros conhecidos no Brasil e internacionalmente.

A cultura brasileira têm no cenário musical carioca uma parcela gigantesca que agitou o passado e contribui até a presente data, com canções que marcaram época. Canções que fazem parte da história e de muitos momentos na vida dos brasileiros em todos os cantos do país.

A musicalidade brotou naturalmente na vida de um garotinho chamado Vando Oliveira, que nasceu em meio a uma das famílias cariocas ligadas diretamente a essa produção musical.

Contudo, para apimentar ainda mais essa musicalidade toda, um de seus tios é uma importante e conhecida figura musical. Conhecido em todo o território nacional e no cenário internacional também, estamos falando aqui, de Neguinho da Beija-Flor!

História do artista

Vando Oliveira, vindo diretamente da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, onde foi criado desde 1 ano de idade, junto da bateria e dos componentes da escola. Vando Oliveira vem de uma família de grandes nomes do samba, como citamos anteriormente.

É filho da ex-empresária do samba Tina-Flor, sobrinho dos intérpretes do carnaval Neguinho da Beija-Flor e Neto do Maestro Bené. A música é uma herança de família e desde  cedo, Vando começou a despontar como um dos talentos da música no Rio de Janeiro.

Em sua carreira, Vando Oliveira passou por grupos de pagode; bandas; tocou com muitos artistas; viajou por quase todo o Brasil e mundo. Por outro lado, com esta bagagem toda de musicalidade, inserido no olho do furacão do samba carioca, fica fácil entender o carisma, a simpatia e a interação fluída que têm com seu público.

Vando Oliveira, nascido em meio ao universo do samba brasileiro
“Vando Oliveira passou por grupos de pagode, bandas, tocou com muitos artistas, viajou por quase todo o Brasil e mundo.”

A princípio, Vando Oliveira, é um indivíduo pacato, tímido, como ele mesmo diz: “Eu sou um cara bem na minha!”. Contudo, ao vermos sua presença no palco, interagindo com seus colegas de banda, com o público em suas apresentações, notamos que há uma visível transformação, na qual a sua persona artística assume o controle e temos espetáculos fluídos, onde imperam a alegria, a simplicidade, a cumplicidade com sua platéia. Isso é algo que destacamos!

Naturalmente, chegamos à atualidade, onde o mundo todo sofre com a ação de pandemia, e para que os artistas continuem suas carreiras e continuem interagindo com seu público, foi necessário migrar para “plataformas digitais” com grande vigor, utilizando-se das várias mídias digitais.

Mídias sociais, uma nova ferramenta?

Vando Oliveira, músico brasileiro, sempre engajado nas mídias sociais soube aproveitar esse veículo de comunicação, e assim, continuar próximo a seu público. Nesse interim, para sua surpresa, houve uma crescente e constante ampliação salutar e orgânica.

Basta interagir com seus perfis no Instagram, Youtube e Facebook, para ter contato com seu lado humano, ao mesmo tempo em que desfruta de sua musicalidade; de sua forte presença de palco, bem como, deliciar-se com sua voz ímpar.

Trabalhos autorais

Atuando como autor, têm em suas redes sociais, o registro destas canções autorais, que na humilde opinião deste colunista, é sucesso garantido! Em um bate papo agradável que mantivemos com Vando Oliveira, tivemos contato com suas histórias e aqui vamos dissertar um pouco mais sobre sua trajetória artística.

Vando Oliveira passou por grupos de pagode, bandas, tocou com muitos artistas, viajou por quase todo o Brasil e mundo
“Atuando como autor, têm em suas redes sociais, o registro destas canções autorais.”

Vando Oliveira, músico brasileiro, é um sambista multi-instrumentista. Toca vários instrumentos de percussão e harmonia, além de ter voz e afinação bem marcantes. Um cantor que têm a força do Samba, a versatilidade da MPB e a ousadia do Funk.

Atuação no Samba

No samba, Vando teve passagem por dois grupos no Brasil (Samba de Roda e Magia e Sedução) ambos fundados por ele. Juntamente com seus amigos, gravaram CD, fizeram shows de Norte a Sul do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e interior de São Paulo. Em síntese, ganharam o prêmio de grupo de pagode de mesa revelação do ano de 1995.

Atuação no Funk

No Funk, Vando tornou-se Mc Pagode (apelido devido à forte ligação de sua família com o samba e pagode). Cantou funk ́s gravou CD’s, assinou seu primeiro contrato com a gravadora RGE, apresentando-se muitas vezes em programas de televisão tais como: Furacão 2000.

Atuação no POP

Simultaneamente, no Pop, Vando fez uma participação especial no CD “Baile Charme”, da banda Conexão Japerí (Banda do cantor Ed Mota).

Atuação na MPB

Já em uma fase mais adulta, Vando migrou para a MPB a fim de ter mais liberdade musical. Logo depois, realizou muitos shows e apresentações em barzinhos, fazendo violão e voz e aprendendo através do contato direto com o publico a diversificar o seu repertório.

A volta ao Samba

Em suma, a volta ao samba, convidado por seu tio Neguinho da Beija-flôr para fazer parte da Banda NB Show como backing vocal e percussionista. Enfim, havia chegado o momento de viajar pelo Brasil e pelo mundo, de tocar com artistas já consagrados. Antes de tudo, aprender sobre palco com músicos incríveis e chegar a Europa.

Alemanha, Vando chegou durante a copa do mundo de 2006 realizou muitos shows em Munique. Imediatamente tornou-se rapidamente conhecido e querido por muitos brasileiros. Viveu muitas experiências algumas boas, outras ruins, com isso aprendeu um pouco mais sobre a vida de alguns brasileiros na Europa.

Atualmente, a Alemanha tornou-se a casa o país base de Vando Oliveira. Simultaneamente, ele é um dos principais nomes da música brasileira no país. Ao passo que, desde fevereiro de 2017, Vando Oliveira mora em Landshut, cidade vizinha à Munique.

Atualmente, a conhecida e comentada roda de samba de Vando Oliveira é um dos destaques em seu show, pois traz desde os sambas antigos até os pagodes mais atuais.

Antes de tudo, é uma enorme troca de energias entre público e os músicos, o que deixa o show inesquecível. Interatividade, alegria, energia, ritmo, dança e canto, são os principais elementos da Roda de Samba de Vando Oliveira.

Shows e Turnês

Europa, shows, Turnê, Vando Oliveira faz muitas apresentações por toda a Alemanha e Europa. Considerado um nome forte entre a comunidade brasileira na Europa. Nesse sentido, está constantemente viajando com sua banda ou solo. Igualmente, fazendo turnês e levando música brasileira para seus conterrâneos e fãs.

Países em que se apresentou

Países onde Vando Oliveira se apresentou: Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai;
Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Suíça, República Tcheca, Turquia;
Áustria, Holanda, Suécia, Emirados Arabes (Dubai, Abu Dhabi, Bahrain), Chipre;
Malta, Grécia, Polônia e EUA.

Atuando como autor, têm em suas redes sociais, o registro destas canções autorais
“Vando Oliveira, sempre engajado nas mídias sociais soube aproveitar esse veículo de comunicação para interagir com seu público”

Colunista: Helinho Bezerra
Instagram: @helinho.cabelera

Leia também: Vivi Ferrari, deslumbrante na capa da revista Beauty Shape

 

 

- Publicidade -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Escreva seu nome aqui