Fernando Santo Forte: Força que vem de Deus!

Há 2 anos como profissional, Fernando Santo Forte vem construindo um caminho de vitórias no MMA. Sua historia com a luta começou no boxe aos 15 anos, aos 16 anos se dedicou ao jiu-jitsu e posteriormente, aos 17 anos, conheceu o muay thai, especialidade hoje considerada seu “carro chefe” nas lutas.

Em 2012 foi convidado a fazer parte da Team Nogueira, fundada pelos irmãos Antônio Rodrigues Nogueira e Antônio Rogério Nogueira, e que hoje é referência no que se diz respeito à centro de treinamento de Mixed Martial Arts.
Dono de 1,91m de altura e 111Kg de músculos, Fernando Santo Forte, ocupa hoje o segundo lugar no ranking nacional e décimo no ranking mundial. Mas para chegar onde hoje se encontra teve que fazer escolhas significativas: “A minha segunda luta foi uma divisora de águas onde eu falei: ou sou atleta ou eu sou baladeiro. O que a balada vai me dar? Nada. Deus me deu um talento e eu preciso desenvolver este talento com muito treino”. E assim está sendo construída a história deste grande atleta. Já são 6 vitórias em seu currículo profissional dentro do MMA : 5 por nocaute e 1 por decisão unânime dos jurados.

Vi no Coruja: De onde vem essa força, a base pra essa determinação?

F. Santo Forte: Primeiramente encontrei muita força e conforto em Deus, minha mãe era parceirona, era minha amiga, era minha irmã e a minha vida inteira sempre foi eu e ela. Infelizmente ela se foi muito cedo, com 43 anos sofreu um AVC(Acidente Vascular Cerebral) e já vão fazer 8 anos que eu perdi ela. Mas eu encontro muita força nela, sei que mesmo lá do céu ela me ajuda bastante. Tenho todo apoio da minha família: meu pai, minha tia que é minha madrinha e que também me ajuda bastante, em todas as minhas lutas profissionais tive alguém da minha família me assistindo e isso me dá muita, muita força!”

Aos 26 anos, Fernando Santo Forte, fala sobre seu objetivo dentro do MMA: “Meu sonho é chegar não somente ao UFC como também ser detentor do cinturão dos pesos pesados. Tenho isso focado. E em meu plano de carreira, que agora vai completar dois anos, é de em mais 2 chegar ao UFC.”

Vi no Coruja: Diminuiu o preconceito em relação ao MMA ?

F. Santo Forte: já foram quebradas muitas barreiras contra o MMA. Antigamente onde era o chamado Vale-Tudo, se criou um preconceito muito grande por ser um esporte muito violento. Hoje em dia no MMA, nos eventos em geral, eles zelam pela saúde do atleta, existem regras e se extinguiu certos golpes . A gente faz exames, hemograma completo pra saber da condição física do atleta, existem paramédicos, ambulância equipadas com UTI em todos os eventos. Mas a falta de divulgação faz com que a população ainda tenha um preconceito muito grande achando que à prática do MMA estimula a violência quando ao contrário. Eu dou aulas para criança e zelo pela disciplina, o básico da discilplina.

Em um país carente de bons exemplos é gratificante ver o esporte contribuindo para o crescimento de uma sociedade. Infelizmente os atletas do MMA passam por dificuldades com a falta de incentivo pelo governo: “O MMA, como outros esportes no brasil, também não recebe o devido apoio do governo. Graças à Deus como eu tenho bastante contatos e treino em uma grande equipe, me abriram bastante portas. Hoje em dia eu tenho patrocínio da For Fighter, Empório do Aço, ASN Suplementos, Peralta Fitness onde sou instrutor e professor, e da equipe Team Nogueira também”.
Ficamos na torcida para que este cenário mude e que este grande lutador, dentro e fora dos tatames, possa ainda alcançar grandes conquistas para o Brasil. Sua próxima luta já esta agendada para o mês de julho e você que navega pelo Vi no Coruja poderá acompanhar tudo sobre este confronto. OSS!

- Publicidade -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Escreva seu nome aqui