Beleza em Todas as Suas Formas !

0
197

Origem do projeto

A concepção do projeto Beleza em Todas as Suas Formas surgiu da necessidade criar espaços geradores de capacitação e oportunidades para interação e integração do jovem com limitação intelectual no mercado de trabalho. Juntando Esforços Instituto Meta Social buscou no mercado uma empresa que pudesse, em parceria, criar, desenvolver, coordenar, implementar e acompanhar o processo de formação e inserção no mercado. O Alfaparf Group aceitou o desafio de participar de um projeto inovador e gratificante deste porte. Também engajado na inclusão social dos jovens com limitações intelectuais, o ator Murilo Rosa abraçou o projeto, se tornando o padrinho do Beleza em todas as suas formas. Nasce, cuidadosamente, a proposta de formar e capacitar jovens com limitações intelectuais para atuar no mercado de trabalho da beleza.

O Curso

O objetivo do curso é oferecer ao jovem todo o conhecimento necessário na área de atuação, como auxiliar de cabeleireiro. Mas o curso vai muito além do ensino básico. Uma metodologia pioneira de ensino foi desenvolvida para as aulas semanais do curso. O método, exclusivo para pessoas com limitações intelectuais, detalha o plano das aulas teóricas, com vídeos, imagens e falas específicas para esse grupo. Aulas práticas também fazem parte desta primeira etapa. Os jovens saem das salas de aulas e exercitam tudo o que aprenderam nas aulas teóricas. Neste momento, também são capacitados a ter a postura profissional exigida pelo mercado de trabalho, em qualquer área de atuação.Os jovens são avaliados com testes condizentes a tudo o que aprenderam. Os aprovados são direcionados para a etapa seguinte: os estágios nos salões de beleza.

O Estágio

A inclusão social é mostrada através de um programa de vivência em salões parceiros da Alfaparf Group, incentivando novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho para os jovens com limitação intelectual. Nesta etapa é possível aprimorar o aprendizado da primeira parte do curso. Os jovens passam a exercer todas as atividades de auxiliares de cabeleireiros: recepcionar o cliente, lavar sua cabeça e prepará-lo para o cabeleireiro. Além disso, assegura um aprendizado prático e dinâmico que o capacite a exercer, com segurança, a atividade, garantindo a interação destes jovens com outros grupos (profissionais e clientes) e, portanto, desmistificar a limitação intelectual, estimulando a formação de uma nova mentalidade social. Alunos formados nas primeiras turmas do projeto já atuam de forma independente nos salões de beleza em que trabalham.

Estrutura do Projeto  

– Público: Jovens e adultos com limitações intelectuais a partir de 16 anos;

– Formato: Grupo de 6 alunos;

– 6 Meses – Divido em 2 módulos: Aprendizado Teórico e Prático e Vivências Práticas em Salão de Beleza;

– Aulas 01 vez por semana (3h30 por semana);

– Curso essencialmente prático, porém a fundamentação teórica se apresenta durante os cursos dentro das possibilidades de memorização que o grupo apresentar.

Vivências Práticas em Salão de Beleza

Após o término do Módulo de Aprendizado Teórico e Prático é oferecida experiência prática nos estabelecimentos conveniados com o projeto. Novas turmas O projeto formou em 2013/2014 doze turmas (São Paulo; Rio de Janeiro; Palmas; Lajes; Manaus; Fortaleza), que totalizam 72 alunos. No 1º semestre de 2015 mais duas turmas se formam em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todos foram preparados, avaliados, passaram por testes profissionais, sendo assim capacitados para atuação no mercado da beleza, como auxiliares de cabeleireiros. Todos os formados estão estagiando em salões de beleza parceiros. O resultado é emocionante!

Com o sucesso do projeto “Beleza em todas as suas formas”, a parceria da Alfaparf Group e do Instituto Meta Social foi ampliada. Novas turmas foram formadas, dando oportunidade a um número maior de jovens, com limitação intelectual, se capacitar para o mercado de trabalho. Os grupos já iniciaram as aulas de 2015.

Quem Faz o Projeto

Instituto Meta Social

O Instituto Meta Social é uma instituição sem fins lucrativos, trabalha há mais de 19 anos desenvolvendo ações para promover a inclusão social, de forma positiva, alegre e colorida, independentemente de suas limitações. O objetivo é fazer a sociedade perceber e entender que todas as pessoas possuem o mesmo valor humano e, por isso, merecem ser tratadas com respeito e dignidade e ter acesso a todas as oportunidades para uma vida digna e feliz. .

Alfaparf Group

É uma multinacional italiana da indústria cosmética que atua no cuidado capilar, da face e corpo integrando desenvolvimento, produção e distribuição. A sua missão é melhorar a qualidade do serviço oferecido ao profissional através de produtos e serviços que expressam a moda e a criatividade italiana e as modernas tendências internacionais.

 

 O QUE É Limitação Intelectual
Pessoas com deficiência intelectual são pessoas com limitações intelectuais. O que é isso? A capacidade intelectual de uma pessoa está relacionada às funções cognitivas, que são: memória, pensamento, atenção, raciocínio e linguagem, e estão exatamente nestas capacidades as limitações destas pessoas. Isto não significa que seja necessário falar com elas como se estivesse falando com uma criança. Para facilitar a compreensão, é importante evitar palavras com duplo sentido ou palavras de conceitos complexos sem explicar o que significa antes. Sempre vale a pena perguntar se a pessoa está entendendo o que você está dizendo. É importante entender que uma pessoa com limitação intelectual tem as mesmas necessidades de realização pessoal que qualquer outra. Precisa trabalhar, ter amigos, sentir-se útil e participativo. Assim como sua limitação não o torna melhor ou pior em caráter, ou seja, não são anjos, são simplesmente pessoas, como todos nós.

 

- Publicidade -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Escreva seu nome aqui